O desenvolvimento de cada criança ocorre de forma subjetiva, sabemos que desde seu nascimento até mais ou menos seis anos de idade, ocorre a estruturação psíquica, que se manifestará na personalidade do futuro adulto.
O desenvolvimento infantil é composto por fases, e estas são constituídas através da dinâmica familiar e do meio em que vivem.
Antecipar estas fases, ou não estimular a criança, para que possa vivenciá-las plenamente pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.
Precisamos observar e até mesmo evitar o acúmulo de atividades impostas às crianças. Muitos pais na tentativa de querer que seus filhos sejam bons em tudo; esporte, línguas, aulas de música e outros, acabam estressando-as.
"O desenvolvimento infantil é composto por fases, e estas são constituídas através da dinâmica familiar e do meio em que vivem".
Estudos recentes mostram que o estresse, principalmente na primeira infância, pode impactar mais tarde, nas questões relacionadas ao envelhecimento celular e ao próprio estresse na fase adulta.
A pergunta que devemos nos fazer é: como propiciar um ambiente saudável aos pequenos? Onde tenha a possibilidade de crescimento, aprendizagem e brincadeira.
Muita brincadeira, pois é através dela que a criança tem a oportunidade de vivenciar seu corpo e mente, desenvolvendo sua coordenação motora, a noção de espaço e equilíbrio.
As brincadeiras não podem se restringir a usar somente o dedo e uma tela brilhante, devem, de preferência, acontecer ao ar livre, onde a criança possa entrar em contato com tudo que envolve a natureza, mexer o corpo e ativar a coordenação dos movimentos, que possibilitarão seu desenvolvimento de forma saudável.
Carla Fiorim Comerlato
Psicóloga e Psicopedagoga na Psicoclínica
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