IJUI NEWS - Secretário de Habitação avalia queda no número de famílias beneficiadas com aluguel social
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Seiko eee

Secretário de Habitação avalia queda no número de famílias beneficiadas com aluguel social

De acordo com Ramsés Lemos, no comparativo de 2017 em relação a 2016, o número de benefícios caiu de 89 para 57 famílias atendidas.

Matéria Publicada em: 04/12/2017
Ramsés Lemos diz que, entre 2016 e 2017, o número de benefícios caiu de 89 para 57. Foto: Prefeitura de Ijuí/Divulgação.

Para o exercício do ano, um comitê informal para análise e deliberação de novas solicitações do aluguel social, formado por dois servidores e pelo secretário Ramsés Lemos, analisa a situação de requerimentos das famílias que solicitam este benefício.

De acordo com o secretário Ramsés, muitas famílias que foram beneficiadas não tiveram o registro das informações no sistema eletrônico.

Diz, ainda, que quando assumiu, sabendo da problemática, chamou as famílias para esclarecimentos sobre os reais motivos do benefício. 

"Foi a partir destas informações que conseguimos diminuir consideravelmente o gasto com este benefício e usá-lo de forma justa. Mas ainda existe uma confusão entre dificuldades financeiras e vulnerabilidade social, a lei que institui este benefício é bem claro quando aos critérios de concessão", ressalta o Secretário.

No comparativo de 2017 em relação a 2016, o número de benefícios caiu de 89 para 57 famílias atendidas.

"Isso gerava um desprendimento de quase R$ 40 mil mensais”, explica Ramsés.

Para 2018, a projeção do secretário é de um gasto menor em relação ao deste ano de 2017.

Com isso contribuímos no equilíbrio financeiro das contas do município e podemos usar uma parte dos recursos para outras demandas”, avalia Ramsés.

Em 2017, mais de 30 requerimentos chegaram à secretaria.
Sobre as famílias que perderam o beneficio, o secretário Ramsés informa que,

"eram famílias  que participaram de ocupações no passado, ou que estavam em situação de vulnerabilidade e por acordo judicial ou com o MP receberam o benefício, que deveria ser transitório, mas que muitas vezes ficam além do tempo que era acordado”.

Ramsés observa que

este benefício é transitório... deveriam, as famílias, neste tempo que receberam o benefício buscar qualificação, estudo, trabalho, ou seja, melhorar a sua situação econômica e financeira, muitos não o fizeram e outros tantos conseguiram ultrapassar esta barreira  e melhoraram suas condições e de suas famílias e agora estão dando o retorno pra comunidade daquilo que a municipalidade que ofertou”.

O secretário conclui falando sobre o projeto residencial da Pedreira. Segundo ele, serão retiradas 24 famílias do aluguel social, porém, projetando o repasse destes imóveis ao mesmo número de outros grupos familiares que serão atingidos agora com o encaminhamento da ‘terceira e última etapa do Parque da Pedreira’.

“Lá, existe uma problemática a ser resolvida ainda... precisamos construir em torno de 50 famílias, mas foi deixado no projeto um loteamento com 30 unidades, por isso trabalhamos incessantemente para uma solução... Estudamos em conjunto com o secretário de Planejamento, Rúbio Viecili, uma reengenharia no Parque da Pedreira para fazermos frente a isso... Este projeto já conta com recursos reservados do governo Federal, no PAC II, pra iniciar a obra”.

Fonte: Prefeitura de Ijuí (Editado)

rad d