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No início do ano letivo, os pais juntamente com os educadores devem ficar atentos a fim de compreender a complexidade de fatores que podem desencadear as dificuldades de aprendizagem e de antemão pensar nas possíveis formas de preveni-las.
As dificuldades no aprendizado podem decorrer de falhas no método de ensino, do ambiente escolar, do meio familiar ou das condições psicológicas da criança. Mas isto não quer dizer que ela não vai aprender, ela aprenderá de forma diferente.
Há também os transtornos ou distúrbios de aprendizagem, que acontecem por problemas em áreas específicas do cérebro, por características de origem genética ou neurobiológica que exigem atendimento especializado.
Quando elas não conseguem aprender ou acompanhar os avanços da turma elas sofrem, e este sofrimento faz com que se sintam inadequadas dentro do grupo, sem falar que muitas vezes se tornam vítimas de bullying.
Pela recusa em envolver-se nas atividades com medo de demonstrar o fracasso podem receber julgamentos de preguiçosas, burras, porém o que necessitam é de estímulos positivos e de alguém que mostre a forma correta de fazer.
Crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem necessitam de outras estratégias ou de atendimento especializado para avançar nos estudos, e isto precisa ser providenciado com antecedência para que os seus insucessos não culminem em grandes frustrações.
Se seu filho não aprender a ler, escrever legivelmente, soletrar com exatidão, aprender a calcular, copiar formas, recordar fatos, seguir instruções, não deixe para procurar auxílio para trabalhar estas habilidades quando os sentimentos de incapacidade tornarem-se muito fortes e os prejuízos comprometam definitivamente o seu desenvolvimento.
Liane Maria Fiorim Comerlato
Professora com formação em Letras/ Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia.
Psicopedagoga/Docente especialista - Psicoclínica