IJUI NEWS - A importância da Categoria de Base nos Clubes
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
rad E

A importância da Categoria de Base nos Clubes

Por, Patricia Cassol Eickhoff - Psicóloga e pesquisadora em Psicologia do Esporte.

Matéria Publicada em: 16/10/2018

Pensar na categoria base é pensar e desafiar-se ao mesmo tempo, ao trabalho de construção de futuros atletas e consequente futuros profissionais. É uma categoria e momento importante seja para a formação e construção, seja de carreira ou de vida pessoal, quem sabe é um estágio peculiar de análise e avaliação do atleta.

No cenário atual muitas pessoas entre elas envolvem os clubes e torcedores preocupam-se com os atletas e fatos do futebol profissional (que também é importante), porém, esse excessivo foco e olhar sobre uma única categoria acabam ocasionando uma cegueira sobre a realidade futebolística, sucedendo o esquecimento de sua origem.  

É por isto que nossa cultura tem que ter a ciência que só existem esses profissionais por terem a experiência e por passar por uma base de algum clube, ou seja, para ser da categoria profissional a categoria de base precisa estar presente, desta maneira sua existência é importante juntamente com sua função.

Esta categoria que considero um caminho para a construção do futebol e o elo para o sucesso do mesmo no futebol Brasileiro, marco histórico e reconhecimento mundialmente. Se existe alguma carência nesta área é muitas vezes decorre dessa violação que inocentemente fazemos desse processo. Lembrando que ser jogador de futebol é um processo.

Ao ver o futebol como processo é trocar a visão e compreender melhor o que se passa com ele, futebol também tem historia, as pessoas envolvidas precisam aprender desta maneira futebol é um crescimento, hoje quem sabe só questionam o produto final do processo (atletas profissionais) e não o inteiro.

Ao falar de categoria de base é mencionar a etapa como algo formador. Deveria nesta consideração ser a etapa com maiores investimentos, para assim gerar na categoria profissional os resultados financeiramente esperados: seja da parte financeira para o clube, patrocinador e o próprio atleta. Digamos que é a mesma situação do que com os estudos (faculdade, técnico, ensino médio, fundamental), você investe tempo, e dinheiro, para ter um retorno, sem esta dedicação e tempo muitas vezes não alcança a posição que almeja.

Lembrando também que nessa etapa que é trabalhado várias situações seja ela de compromisso, pontualidade, respeito, saber competir, saber vencer e perder, existindo um processo que é educacional, simultaneamente vai se constituído como atleta, sabendo lidar com situações que envolvem emoções, sonhos etc. Adaptando sua mente a leitura de jogo, considerando também não somente uma maturação psicológica, mas física já vai trabalhando ambos para uma adaptação, que ao tempo vai evoluindo.

Para, além disso, existe o benefício que o clube ganha que são de grandes valores, podemos até ousar a dizer que muitos clubes se sustentam pela categoria base, pois eles investem na formação para depois obterem a venda (lucro). Venda que enche os cofres e faz girar mais dinheiro para o clube, assim podendo investir ainda mais neste esporte, em jogadores, profissionais da área, no próprio local (estádio), mencionando também o reconhecimento do clube, ainda ouso a dizer que um clube de futebol torna-se forte pela base que possui. E como o nome já diz “base”, é está que proporciona o sustento para todo restante, e quem sabe a “base” de todo o processo para o sucesso, seja do atleta ou clube.

É por isso que nós torcedores e profissionais do esporte devemos nos informar e ver dessa importância, ir ver jogos, incentivar e parabenizar quem está nesta etapa, pois quem sabe em futuro não muito longe estes ocuparão outro lugar e quem sabe só poderemos ver pela televisão.

Patricia Cassol Eickhoff

Psicóloga e pesquisadora em Psicologia do Esporte

Brito lateral 2020