IJUI NEWS - Detran permite concorrência entre CFCs para baixar preço da carteira de motorista
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Inova topoInova topo
Seiko eee

Detran permite concorrência entre CFCs para baixar preço da carteira de motorista

Na prática, haverá destabelamento de preços das aulas nos centros de formação de condutores do RS, flexibilizando tabela de valores e custo da CNH deverá cair.

Matéria Publicada em: 20/06/2019
Valores, que eram fixos, poderão ser flexibilizados pelos CFCs para baixar o custo da primeira habilitação - Foto: Divulgação DetranRS.

Em mais uma medida para reduzir o custo da CNH, o DetranRS aprovou nessa semana, em reunião de diretoria, o fim do valor fixo para os serviços dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Aulas teóricas e práticas terão o valor máximo definido pelo órgão, mas os CFCs poderão baixar o preço, oferecer promoções, dar descontos.

A flexibilização quer estimular a concorrência e baixar ainda mais o valor da formação para a CNH. 

O anúncio do DetranRS vem depois da publicação da Resolução do Contran que tornou facultativo o uso do simulador, reduzindo em 14% o valor mínimo para a formação na categoria B (carro).

A mudança que reduz em cinco horas a carga horária para formação desses condutores, baixando o custo em até R$ 315,85, passa a valer em 90 dias. 

Com a flexibilização da tabela dos valores das aulas, o diretor-geral do DetranRS Enio Bacci estima que o custo da CNH pode reduzir em mais 10%, em média.

A medida já está em vigor, com a publicação da Portaria n° 283/2019 do DetranRS no Diário Oficial do Estado.

Twitter - @IjuíNews 

Brito lateral 2020