IJUI NEWS - Júri - Réu por morte de PM aposentado é condenado a 14,8 anos de prisão
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
rad E

Júri - Réu por morte de PM aposentado é condenado a 14,8 anos de prisão

Julgamento de Emerson Diniz ocorreu nesta terça, 18, em Ijuí. Pela morte do sargento aposentado, Egon J. Zielinski, o réu restou condenado por homicídio qualificado (motivo fútil e recurso que dificultou defesa).

Matéria Publicada em: 18/02/2020
Advogados José Elias (esq.) e Guilherme Kuhn (dir.), primeiro plano, e o réu Emerson Diniz (de branco). Foto: Abel Oliveira.

Em julgamento realizado no Fórum de Ijuí, nesta terça-feira, 18, os jurados do Tribunal do Júri da cidade condenaram  o réu Emerson Diniz, de 32 anos de idade, por homicídio qualificado (motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima).

As imputações são decorrentes  do assassinato do sargento aposentado da Brigada Militar (BM) Egon José Zielinski, aos 47 anos de idade, registrado na data de 2 de agosto de 2018, em momento tenso de dissolução de sociedade existente em um ferro-velho da vítima, na Rua José Gabriel.

De acordo com a decisão do Conselho de Sentença, o juiz presidente do Tribunal, Eduardo Giovelli, declarou o réu condenado e, considerando a reincidência e qualificadoras, fixou a pena total em 14 anos e 08 meses de reclusão. O regime inicial é o fechado, sem direito de apelo em liberdade.

(Réu Emerson Dinis depondo no julgamento desta terça, 18)

O promotor de Justiça criminal Valério Cogo sustentou a denúncia inicial, de que a vítima foi morta por motivo fútil, e sem chance de defesa. Os jurados acolheram a tese.

Os advogados criminalistas José Elias da Silva e Guilherme Kuhn apresentaram aos jurados a tese de legítima defesa ou, alternativamente, o não reconhecimento das qualificadoras.

Para a defesa, o réu se antecipou e repeliu iminente agressão por parte da vítima, após um dia tenso de repartimento de material, em dissolução de sociedade existente no ferro-velho da vítima.  

Notícias relacionadas

Júri - Acusado da morte de sargento aposentado da BM senta no banco dos réus nesta terça, 18

Justiça marca para fevereiro de 2020 júri de réu por morte de PM aposentado

Advogado José Elias vai atuar no júri em defesa de homem que matou sargento aposentado da BM

À Justiça, autor da morte de sargento aposentado da Brigada Militar alega legítima defesa

Decretada prisão de homem suspeito de matar sargento aposentado da Brigada Militar

Sargento aposentado da Brigada Militar de Bozano é assassinado em ferro velho de Ijuí

Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD