IJUI NEWS - Coronavírus – Somente pacientes internados serão considerados para definir bandeiras de risco no RS
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
rad E

Coronavírus – Somente pacientes internados serão considerados para definir bandeiras de risco no RS

Atualmente, governo do Estado computa todos os exames laboratoriais positivos para medir a expansão da Covid-19. A medida será aplicada a partir de 30 de maio.

Matéria Publicada em: 21/05/2020
Mapa de casos confirmados no RS até esta quinta, 21. Reprodução/Ses-RS.

O governo Estado do RS vai mudar a forma de computação dos casos de coronavírus, causador da Covid-19, para definição das bandeiras de risco, no modelo de distanciamento controlado.

A partir de 30 de maio, somente os casos confirmados hospitalizados serão considerados na medição da proliferação do vírus em cada região do Estado. Atualmente, o governo considera todos os resultados de testes moleculares (RT-PCR).

De acordo com o governo, os resultados dos testes rápidos não são considerados na medição e controle da evolução do coronavírus no distanciamento controlado. Esclarece que esse tipo de exame, além de ter menor confiabilidade, também detecta apenas os anticorpos em quem já foi contaminado há mais de 10 dias e, portanto, pode não estar mais com o vírus ativo. Também porque são aplicados com intensidade e frequência irregular, nas diversas regiões.

Por outro lado, os testes laboratoriais, considerados para o cálculo das bandeiras, são mais confiáveis e detectam o vírus ativo no paciente. Chamado também de teste molecular, deve ser aplicado, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de sintomas.

GovRS

Twitter | Repórter Abel Oliveira

rad d