O Centro de Pesquisa Clínica Oncosite, coordenado pelo médico oncologista Fábio Franke, recebeu duas propostas da indústria farmacêutica para realizar testes de vacinas contra a Covid-19 em voluntários de Ijuí e da região.
O interesse na Oncosite para a pesquisa é fundado na experiência, idoneidade e reconhecimento internacional do trabalho do médico Fábio Franke: “se Ijuí for o município escolhido, os testes poderão iniciar ainda neste ano”, destaca o pesquisador/oncologista.
Na contramão da festejada notícia, Franke se mostra surpreso com a veiculação de informações inverídicas sobre o seu Centro de Pesquisa na cidade de Ijuí às vésperas da eleição da nova diretoria do HCI (21.09.20).
“Sempre me coloquei à disposição da comunidade para esclarecer dúvidas a respeito de pesquisa clínica. Dou palestras em todo território nacional sobre esse tema... os autores das notícias falsas (Fake News) sobre a pesquisa clínica citam valores irreais e demonstram desconhecer o funcionamento do processo. Ou seja, ‘desconhecem o fato de que o investimento da pesquisa é feito, principalmente, no paciente e em seu tratamento e não tanto na Instituição que conduz o estudo clínico.”
Para o médico, quem perde com essas mentiras “são os pacientes e a nossa cidade, caso informações caluniosas façam com que testes com vacinas contra a Covid-19 não venham para Ijuí, por exemplo”.
Ele esclarece que a indústria farmacêutica é muito criteriosa ao escolher os parceiros a quem confiará suas medicações, vacinas e dados, uma vez que são aplicados muitos recursos no desenvolvimento de um estudo clínico. “A Oncosite ao longo de seus 15 anos de trabalho construiu uma excelente reputação e já conquistou a confiança dessas empresas”, lembra Fábio Franke.
O pesquisador/oncologista destaca a imensa contribuição da Oncosite para a cidade. No ano de 2019, por exemplo, através da pesquisa clínica, foram investidos cerca de 10 milhões de Reais no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) e no tratamento dos pacientes da região, incluindo assistência médica, medicamentos oncológicos de alto custo (como imunoterapia), procedimentos médicos, exames de imagem, exames de laboratório e exames de biologia molecular.
Para o HCI foi gerado um faturamento de mais de UM milhão de reais, confirmando que a pesquisa, além de oferecer tratamento de ponta para os pacientes, gera lucro para o Caridade.
“Quanto vale o acesso antecipado a tratamentos promissores, como uma vacina para esse vírus terrível? Ou o acesso a medicamentos modernos contra um câncer considerado incurável?”
O doutor Franke afirma que a Oncosite está disposta a continuar seu trabalho junto ao HCI, independentemente do resultado da eleição para a nova diretoria da Instituição, “desde que haja interesse por parte do Hospital e respeito à história deste centro de pesquisa”.
A população de Ijuí e região aguarda novas atualizações e torce para que nossa cidade receba os testes dessas vacinas.
O doutor Fábio André Franke é Médico Oncologista Clínico, Investigador Principal - ONCOSITE - Centro de Pesquisa Clínica, Coordenador do Cacon - Ijuí – Brasil, Coordenador da Oncologia do Hospital Unimed Noroeste/RS, Presidente da Aliança Pesquisa Clínica Brasil e Membro do Comitê de Pesquisa Clínica da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Twitter | Repórter Abel Oliveira
Imagens/fotos e vídeos: Abel Oliveira / Cópias não autorizadas - Lei nº 9.610/98.