IJUI NEWS - No dia 02 de dezembro é comemorado o dia do(a) Advogado(a) Criminalista
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Seiko eee

No dia 02 de dezembro é comemorado o dia do(a) Advogado(a) Criminalista

Por, Guilherme Kuhn - Advogado Criminalista

Matéria Publicada em: 02/12/2020

           (Guilherme Kuhn - Advogado Criminalista)

É o dia daqueles que, parafraseando Castelo Branco, sem perder a ética, o respeito e a combatividade, possuem como missão a tarefa de salvar os inocentes perseguidos, sem receio dos maus e prepotentes, e socorrer os culpados arrependidos (ou não arrependidos), auxiliando-os no procedimento de cumprimento da pena.

A data de hoje (02.12.2020) representa muito mais do que um dia alusivo ao exercício profissional. A data de hoje simboliza o respeito ao contraditório, o respeito à liberdade de opinião, à livre manifestação do pensamento; o respeito à pluralidade cultural, à liberdade de crença e consciência; o respeito à dignidade humana, mesmo da “escória”, mesmo daqueles sujeitos dos quais a “sociedade quer se livrar”; o respeito à presunção de inocência, seja do rico, seja do pobre, seja do “vagabundo”, seja do “trabalhador.”

Aos colegas Advogados(as) Criminalistas gostaria de deixar registrada a minha gratidão por compartilhar esta caminhada pelo respeito à dignidade e liberdade humana de todos os indivíduos, mesmo diante das dificuldades, arbitrariedades e desrespeitos enfrentados no dia a dia da profissão. Aos colegas Advogados(as) Criminalistas quero deixar a mensagem do meu Professor e querido amigo, Advogado Criminalista, Jader Marques:

eles não sabem o tamanho da nossa fome e da nossa sede e, por isso, insistem em nos desafiar com pequenos insultos e palavras fracas que só aumentam nossa intenção revolucionária de mudar todas as coisas erradas.

(...)

eles não sabem o tamanho da nossa coragem e, por isso, gritam palavras de ordem, levantam seus cassetetes, usam suas canetas poderosas, operando desmandos e abusos contra pessoas humildes de rostos descobertos.

(...)

eles não sabem o tamanho da nossa fé, não sabem o tamanho da nossa gana, não sabem o tamanho da nossa força, não sabem o tamanho da nossa urgência.

Eles não sabem quem nós somos.

Mas nós somos.

E isso nos basta.”

A data de hoje simboliza muito mais do que uma homenagem aos(as) Advogados(as) Criminalistas. É uma homenagem à liberdade humana.

Guilherme Kuhn

Advogado Criminalista

rad d