IJUI NEWS - Bruxismo e pandemia: como o estresse influencia
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
rad E

Bruxismo e pandemia: como o estresse influencia

Por, Willian R. Brandli – Cirurgião Dentista

Matéria Publicada em: 31/05/2021

A pandemia que achávamos que duraria um curto período, parece não ter fim. E com ela, tenho percebido no consultório um aumento no nível de estresse dos pacientes devido à falta de rotina e o aceleramento do mundo contemporâneo. Cada vez mais, recebo pacientes reclamando de dor de cabeça e de sensibilidade dental, além de noites mal dormidas. Como na área odontológica, estamos sempre preocupados não só com os dentes, mas sim com o todo, com uma simples consulta já podemos diagnosticar o problema: "bruxismo".

O termo “bruxismo”, refere-se ao hábito de pressionar e ranger os dentes de maneira forçada, às vezes produzindo sons. Pode acontecer durante o sono ou até mesmo durante o dia e está presente em adultos e crianças podendo durar toda a vida.

A causa não é 100% conhecida, mas pode ocorrer devido ao estresse psicológico, tendo sua origem em fatores internos (alimentação e atividade física) ou externos (ambiente em que vive e situações estressantes).

E quais os sintomas? Os pacientes que possuem tal transtorno, normalmente possuem dor de cabeça, estalos ao mastigar, desgaste ou fratura dental, dificuldade ou cansaço ao mastigar alimentos mais consistentes, dor em músculos da face ou pescoço e alterações de sono.⠀

Tratamento: Os portadores de bruxismo devem procurar um dentista de confiança para determinar a causa do problema e o grau de seriedade. Às vezes, não só o dentista fará o tratamento desse transtorno, mas também médicos, psicólogos e fisioterapeutas em conjunto. Uma das soluções é fazer o uso de uma placa oclusal (placa miorrelaxante) durante o sono, que reduzirá a pressão, evitando o ranger dos dentes.

Se você possui algum desses sintomas e ficou interessado no assunto, entre em contato com seu dentista para fazer uma avaliação. Lembre-se: saúde sempre em primeiro lugar!

Willian R. Brandli

Cirurgião Dentista

Rua 13 de maio, Centro Profissional Ijuí, Sala 502, Ijuí/RS

Contato: (55) 9 8434-6721 | (55) 3332-9829

Instagram: @drwillianbrandli

Seiko DDD