Um dos aspectos mais cruéis da pandemia e, por consequência, da necessidade de isolamento social, é o fato de que os tradicionais atos de despedida do ente querido foram, em maior ou menor medida, tolhidos. Muitas famílias, portanto, não têm tido a chance de sequer expressar devidamente seu luto e compartilhar sua dor.
A Campanha Bosques da Memória foi lançada em âmbito nacional no final de 2020, cuja proposição e implantação partiu de um coletivo de organizações que atuam na Mata Atlântica, o bioma mais degradado do Brasil. Seus objetivos são homenagear as vítimas da covid-19 e agradecer aos profissionais de saúde e equipes de apoio, bem como marcar o começo da década da restauração de ecossistemas da ONU que iniciou em 2021 e vai até 2030.
No Brasil, já são mais de 50 bosques, sendo dois deles no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, a viabilização do terceiro bosque do Estado está sendo encabeçada pela AIPAN – Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural - e pela AVICO – Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19, de modo que mais informações podem ser obtidas com Francesca Werner Ferreira e Liane e Pâmela Copetti Ghisleni.
O Município de Ijuí situa-se em uma região marcada pela dualidade campo/floresta, sendo classificada como um ecótono, ou seja, uma região de transição entre dois Biomas – Mata Atlântica e Pampa –, originalmente detentora de grandes áreas de florestas, sendo que essas áreas de mato tiveram grande importância econômica com a imigração, a partir do final do século XIX. No entanto, em que pese a importância desta rica vegetação, ela frequentemente tem sido violada, o que impacta não somente as gerações atuais, como também as vindouras.
Nesse sentido, convidamos a todos e todas para que fiquem a par do projeto por meio de nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Se você perdeu alguém especial para a covid-19 e deseja fazer uma homenagem, acesse o formulário a seguir: https://forms.gle/xCBrDLhsKanSm4Y99.
O cadastro é totalmente gratuito e conta com o apoio de diversas entidades locais e regionais.
Convidamos, ainda, para que a comunidade ijuiense esteja presente no dia 16 de outubro, a partir das 9h, na Câmara de Vereadores, a fim de que possamos conversar sobre a proposta, bem como estabelecer potenciais lugares de estabelecimento do Bosque.