IJUI NEWS - Retorno obrigatório às aulas presenciais ocorre nesta segunda (8) para escolas do estado e privadas
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Britinho lateral esq

Retorno obrigatório às aulas presenciais ocorre nesta segunda (8) para escolas do estado e privadas

No caso da rede municipal, a regulamentação passa pelas prefeituras. Medida divide opiniões.

Matéria Publicada em: 06/11/2021
Imagem/Divulgação - GovRS.

Alunos, pais e professores se preparam para a retomada da obrigatoriedade das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, marcada para a segunda-feira (8). A medida, que divide opiniões entre familiares e educadores, foi anunciada pelo Governo do Estado há quase duas semanas e vale para as redes estadual e privada.

No caso da rede municipal, a regulamentação passa por cada prefeitura. 

Neste âmbito, o principal desafio das escolas é o espaço físico – uma vez que, dentre os protocolos que estão em vigor, destaca-se o distanciamento mínimo de um metro entre as classes. Inicialmente, a expectativa era de que todos os estudantes deixassem o regime remoto já na última quarta-feira (3), após o feriadão.

Entretanto, o Palácio Piratini deu cinco dias a mais de prazo para que as instituições fizessem as alterações necessárias para por em prática o plano de retomada. O argumento do Governo é de que o avanço da vacinação, e consequente queda nos indicadores da Covid-19, permitem a execução do planejamento.

Exceções

Os estudantes que possuem razões médicas para seguirem em casa podem se manter em regime remoto, desde que apresentem atestado à direção da escola. Casos do tipo serão analisados individualmente.

Protocolos

A presença dos alunos em sala de aula é condicionada ao uso obrigatório de máscara, ventilação dos ambientes e higienização constante das mãos. Também será obrigatória a manutenção de distanciamento mínimo de 1m. No caso das instituições de menor porte, será possível adotar o revezamento dos estudantes para evitar contaminações.

Correio do Povo

Brito lateral 2020