IJUI NEWS - Dia Nacional da Educação a Distância: especialista indica as vantagens da modalidade
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Britinho lateral esq

Dia Nacional da Educação a Distância: especialista indica as vantagens da modalidade

Coordenadora do polo EAD do Senac Ijuí e Cruz Alta avalia fatores que contribuíram para o crescimento do Ensino a Distância.

Matéria Publicada em: 26/11/2021
O dia 27 de novembro é conhecido como o Dia Nacional da Educação a Distância. Imagem/Ilustrativa.

O dia 27 de novembro é conhecido como o Dia Nacional da Educação a Distância, modalidade fundamental para quem precisava de qualificação ou estava em busca de emprego durante a pandemia. De acordo com a pesquisa divulgada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), o EAD deve ultrapassar em breve o ensino tradicional: estima-se que 51% dos estudantes matriculados no Ensino Superior deverão optar pela modalidade até 2023, contra 49% dos que optarão por salas de aula tradicionais. 

Para coordenadora do polo EAD do Senac Ijuí e Cruz Alta, Maximira Carlota Braatz, a pandemia contribuiu para uma maior amplitude do conhecimento sobre o estudo a distância, entretanto, foram os próprios alunos da modalidade que contribuíram para o “marketing” das vantagens do conteúdo em relação ao presencial, que é o mesmo. A aprendizagem se dá de uma forma diferente, porém eficiente, e os egressos são profissionais tão qualificados quanto. “O estudo presencial parece ocupar tempo demais dos alunos para chegar a um mesmo resultado”, ressalta. 

Tal qual o estudo presencial, a modalidade exige que o aluno mantenha o foco, a determinação e a motivação para aprender e manter uma certa disciplina, o que contribui para o sucesso da construção do seu conhecimento com autonomia e melhor aproveitamento desse modo de ensino. “Contribui, inclusive, para o desenvolvimento dessas habilidades tão requisitadas no mundo do trabalho”, destaca a coordenadora. 

Para quem quiser encerrar o ano realizando uma capacitação a distância, as unidades do Senac de Ijuí e Cruz Alta estão com inscrições abertas para o último ciclo dos cursos técnicos na modalidade EAD de 2021. Interessados podem escolher entre 13 cursos técnicos nas áreas de Comércio, Design, Gestão, Informática, Meio Ambiente, Segurança e Turismo e a 1º Especialização Pós-técnica em Segurança do Trabalho em Meio Ambiente.  

Os cursos técnicos geralmente são divididos em três módulos, cada qual com sua unidade curricular e cronograma específicos, e o aluno tem acesso ao seu material de estudos no Portal do Aluno. “O aluno desenvolverá atividades que mesclam situações problemas, questionamentos e ferramentas que procuram sempre aliar o conteúdo teórico aplicado na prática. Todas as atividades propostas têm prazos que precisam ser bem observados, tanto no tempo normal quanto no período da recuperação”, comenta Maximira. 

Os interessados podem se matricular até o dia 20 de dezembro, pelo site www.ead.senac.br/cursos-tecnicos e, também, ter acesso ao conteúdo programático e a metodologia de ensino, além da política de descontos oferecida pelo Senac. Uma das facilidades oferecidas pelo Senac EAD é que o aluno pode acessar uma Experimentação da Sala de Aula Virtual.

O acesso é disponibilizado para todos os alunos inscritos até a data de início das aulas. Mais informações pelo WhatsApp (55) 9.9195-7700. 

rad d