IJUI NEWS - Réu por tentativa de homicídio ocorrida há 21 anos em Ijuí será julgado nesta terça-feira (30)
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Seiko eee

Réu por tentativa de homicídio ocorrida há 21 anos em Ijuí será julgado nesta terça-feira (30)

MP diz que Aldino de Freitas Kogut tentou matar a facas a vítima Júlio César Santos, no bairro Boa Vista, na madrugada de 21 de setembro de 2000.

Matéria Publicada em: 27/11/2021
Julgamento está marcado para esta terça-feira (30/11), no Fórum de Ijuí.

Um homem acusado de tentativa de homicídio registrada há 21 anos em Ijuí será julgado na próxima terça-feira (30/11) no salão do júri da Comarca da cidade.

De acordo com o Ministério Público (MP), na data 21 de setembro de 2000, por volta das 2h45, o réu Aldino De Freitas Kogut, então com 27 anos de idade, agrediu a vítima Júlio César da Silva Santos com golpes de faca na altura do abdômen, causando-lhe lesões de natureza grave.

Os fatos ocorreram na Rua Cristóvão Colombo, nas proximidades da casa do “Cearense”, no bairro Boa Vista. Nesse local, narra o MP que a vítima estava passando quando foi atacada pelo denunciado, o qual, fazendo uso de faca, a agrediu.

A denúncia foi recebida pela Justiça somente quatro depois (21.06.2004), quando o réu foi citado por edital. Não localizado, o processo e o prazo prescricional foram suspensos. 10 anos depois, em dezembro de 2014, o réu foi citado pessoalmente e apresentou resposta à acusação.

 

Sobreveio sentença desclassificando a conduta imputada ao réu para outra diversa que não da competência do Tribunal do Júri. A decisão foi prolatada em novembro de 2017. Dessa decisão, foi interposto recurso pelo MP, com remessa dos autos ao Tribunal de Justiça do RS, que, por sua Primeira Câmara Criminal, deu provimento ao recurso reformando a sentença e pronunciando o réu por tentativa de homicídio.

A defesa impetrou Habeas Corpus ao STJ, que anulou o acórdão inicial de pronúncia decidido no TJRS, em 2019. O caso voltou ao TJRS, com nova pronúncia, em 2020.  

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD