IJUI NEWS - PC de Ijuí desarticula bando criminoso que agia no tráfico de drogas e em homicídios; 11 presos
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
EquipomedEquipomed
rad E

PC de Ijuí desarticula bando criminoso que agia no tráfico de drogas e em homicídios; 11 presos

De acordo com a Polícia, 2 grupos se aliaram contra outro, e cometeram crimes de homicídios e tráfico de drogas, comandados por líderes presos. O QG do bando criminoso estava instalado na Faixa Velha, na zona rural de Ijuí.

Matéria Publicada em: 29/12/2021
Operação da PC foi desencadeada no início da manhã desta quarta (29). Imagem Ilustrativa/reprodução/PC.

A Polícia Civil (PC) desencadeou, nesta quarta-feira (29/12), uma operação contra uma organização criminosa que, segundo as investigações, atuava em três Estados brasileiros; nas cidades de Ijuí/RS, Chapecó/SC e Dourados/MS. 

Pelo menos 11 integrantes da organização, nove adultos e dois adolescentes, foram presos/detidos preventivamente por determinação judicial. Seis mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos pela PC. 

A investigação de cerca de três meses identificou que os alvos agiam mancomunados para o cometimento de crimes diversos, em comprovada “guerra de facções” rivais. 

De acordo com a Polícia, dois grupos criminosos se aliaram contra outro, e cometeram crimes de homicídios e tráfico de drogas. 

O líder de um dos grupos é apenado de alta periculosidade que se encontra preso em cadeia estadual de Dourados/MS. Ele possui, segundo a Polícia, envolvimento em dezenas de homicídios na grande Porto Alegre, principalmente em Canoas/RS. 

Em Ijuí, diz a Polícia,  QG do bando criminoso estava instalado na Faixa Velha, onde ocorreram as prisões da operação desta quarta (29).

Um dos adolescentes apreendidos, de 15 anos, foi autor de um homicídio registrado neste ano no bairro Glória de Ijuí. Ele também teria envolvimento em mais três mortes, ocorridas no bairro São Paulo e na Faixa Velha, em Ijuí, além de participação no tráfico de maconha vinda de Chapecó/SC recentemente. 

Integrantes da Organização Criminosa (função, idade, naturalidade e consequências das condutas), segundo a PC: 

01. Líder, 39 anos, Canoas/RS, preso preventivamente e cumprido mandado de busca e apreensão (MBA) em sua cela no P.E. Dourados/MS; 

02. “Braço-direito”, 35 anos, Porto Alegre/RS, preso preventivamente e cumprido MBA em sua cela na P.M.E.Ijuí/RS; 

03. Integrante, 29 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente; 

04. Integrante, 41 anos, São Borja/RS, preso preventivamente e cumprido MBA em sua residência no Bairro São José em Ijuí/RS; 

05. Integrante, 44 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente; 

06. Integrante, 22 anos, Tupanciretã/RS, presa preventivamente; 

07. Integrante, 23 anos, Chapecó/SC, preso preventivamente; 

08. Integrante, 19 anos, Chapecó/SC, presa preventivamente; 

09. Integrante, 21 anos, Ijuí/RS, preso preventivamente e cumprido MBA, na Faixa Velha em Ijuí/RS; 

10. Integrante adolescente, 15 anos, Chapecó/SC, internado provisoriamente e cumprido MBA no Bairro Seminário em Chapecó/SC.

11. Integrante adolescente, 17 anos, Ijuí/RS, internado provisoriamente e cumprido MBA no Bairro Elizabeth em Ijuí/RS. 

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98. 

rad d