A comunidade do município de Cruz Alta está organizando manifestação pública para a tarde do próximo domingo (9/1) em frente da Prefeitura da cidade.
O movimento busca sensibilizar as autoridades para a instalação de uma UTI Pediátrica no município.
Os organizadores decidiram pelo protesto público após a morte da menina Betina Bessa Mendes, aos dois anos e 10 meses, à espera de leito específico (UTI Pediátrica), o que possibilitaria a ela um tratamento especial para septicemia (corrente sanguínea infectada por bactéria).
Betina morreu no sábado (1º/1), após choque séptico. Ela teve uma gastroenterite, que evoluiu para septicemia. O resultado foi infiltração de líquido nos pulmões, falência renal e necessidade de hemodiálise.
Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paula, havia dois dias. A Casa não tem UTI pediátrica e, por isso, a criança aguardava transferência para outra cidade.
O próprio hospital São Vicente de Paula mobilizou a Central de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para buscar vaga em UTI de outros municípios, mas sem sucesso.
Acionada, a Justiça determinou que a central de regulação de leitos da SES transferisse Betina para UTI em Passo Fundo, que seria pago, na rede privada. A menina faleceu horas depois.
Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.