IJUI NEWS - O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – em adulto
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Seiko eee

O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – em adulto

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato | Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica

Matéria Publicada em: 06/04/2022
Liane Maria Fiorim Comerlato | Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica

O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – é um distúrbio neurobiológico reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que pode ser observado desde a infância, adolescência até a idade adulta. O TDAH está ligado a pequenas alterações na região frontal do cérebro, responsável pela inibição do comportamento e do controle da atenção.

Existem alguns sintomas que encontramos com maior frequência e intensidade em adultos com TDAH, comparados a uma pessoa que não possui o transtorno, tais como: Instabilidade profissional; rendimento abaixo da capacidade intelectual; falta de foco e atenção; dificuldade de seguir rotinas; tédio; procrastinação; alto índice de divórcio; maior incidência de desemprego; acidentes de trânsito; dificuldade para escutar e esperar a sua vez de falar; frequentes esquecimentos, perdas e descuidos para datas e reuniões importantes; frequente busca por novas coisas que o estimulem; intolerância a situações monótonas e repetitivas.

Existem algumas estratégias que podem ajudar o adulto com TDAH a melhorar sua eficiência e competência para ter uma vida produtiva. Como: praticar exercícios físicos, ter bons hábitos alimentares e horas de sono corretas,

A distração e a falta de atenção tornam a vida de um adulto com TDAH um verdadeiro desafio, deixando-o sobrecarregado. O uso da agenda ajuda a lidar e organizar os seus horários e compromissos.

É importante criar o hábito de fazer listas e anotar tudo o que for importante, como tarefas, compromissos e projetos. Caso esteja usando uma agenda, mantenha suas anotações junto. Estabeleça um sistema de arquivamento, use divisores, ou então separe pelo tipo de documento. Use um relógio, timer, alarme, ou celular para quando iniciar uma tarefa poder definir uma quantidade de tempo para a mesma.

Execute seus compromissos um de cada vez. Caso seja um grande projeto, divida-o em pequenas partes e termine-os um de cada vez. Defina as suas tarefas mais importantes do dia e depois as com menor importância.

A impulsividade no adulto com TDAH pode fazer com que ele aceite executar muitos projetos ou compromissos de forma cumulativa, sem uma avaliação prévia e realista das suas possibilidades e muitas vezes não consegue finalizar nenhum, resultando em sentimentos de frustração, baixa autoestima e incompetência.

Sugere-se que a pessoa com TDAH tenha uma avaliação diagnóstica e uma intervenção adequada, trazendo uma melhora nas relações interpessoais com cônjuges, familiares e amigos.

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato

Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica

rad d