Muitas vezes as crianças apresentam um comportamento que nos leva a considerá-las preguiçosas, porém as dificuldades de aprendizagem são diversas e multifatoriais, podendo classificar-se como transtorno e necessitar de percepções mais precisas por parte da família e da escola.
O comprometimento de habilidades estratégicas para o aprendizado, como atenção e leitura, pode determinar prejuízos persistentes e difusos, justificando uma avaliação mais sistemática e aprofundada destas funções.
O avanço no conhecimento sobre transtornos como o TDAH, Autismo e a Dislexia tem melhorado a compreensão geral sobre estas funções, orientando para estratégias mais específicas e eficazes de intervenção.
A lentidão em absorver os conteúdos, o esquecimento após cada explicação, o não conseguir acompanhar a turma nas tarefas, o ficar em estado de letargia, distração, como se estivesse fazendo uma pausa no pensamento pode confundir familiares e professores com falta de vontade, preguiça ou desinteresse.
Para o caso de haver dúvidas se faz necessário conhecer os aspectos clínicos, evolutivos bem como resultados de estudos científicos que trazem evidências úteis que irão auxiliar a selecionar, na avaliação diagnóstica, traços e informações mais intimamente ligados a um ou ao outro.
O TDA ou TDAH é um transtorno de desenvolvimento e, como tal, costuma iniciar muito cedo, antes dos 12 anos, e em 50% dos casos, antes dos sete anos.
Os transtornos de Autismo e Dislexia necessitam da avaliação de uma equipe multidisciplinar quando profissionais poderão avaliar, diagnosticar e realizar as intervenções necessárias.
O tempo que pais e professores demoram para identificar que as crianças não estão sendo desinteressadas por simples desmotivação ou preguiça mas por razões muito mais sérias, que precisam de avaliação e tratamento é uma responsabilidade que a família, principalmente, precisa assumir para potencializar as conquistas de seus filhos.
Liane Maria Fiorim Comerlato
Professora com formação em Letras / Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia.
Psicopedagoga/Docente especialista - Psicoclínica
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