IJUI NEWS - Como fazer a diferença no mercado da tecnologia?
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Seiko eee

Como fazer a diferença no mercado da tecnologia?

Por, Marcial Siqueira - Docente de Tecnologia Senac Ijuí

Matéria Publicada em: 18/07/2022
Por, Marcial Siqueira - Docente de Tecnologia Senac Ijuí

O técnico em informática pode atuar em vários ramos, sendo muitas dessas áreas carentes de profissionais qualificados. Um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM) estima, por exemplo, que as empresas de tecnologia demandarão 797 mil talentos até 2025, porém, a projeção é de haja um déficit anual de 106 mil talentos. 

Isso abre um leque muito amplo de oportunidades, mas esse profissional tem que estar preparado para se ajustar a elas, é claro. Afinal, está cada vez mais difícil se destacar no mercado competitivo. Ainda que o técnico em informática seja um profissional muito requisitado e com campo de trabalho amplo, algumas habilidades são essenciais para que ele conquiste a preferência e confiabilidade de seus clientes. 

Profissionais que atuam como técnicos em informática são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Para serem valorizados, eles devem ter algumas particularidades que os fazem se destacar dos demais. Trata-se de um cargo antigo, mas que não será extinto, visto que essa área é muito requisitada tanto pelas empresas, quanto pelo consumidor final que faz uso de notebooks e computadores. 

Além das habilidades técnicas, as chamadas hard skills, cada vez mais as empresas esperam que os profissionais de tecnologia tenham habilidades comportamentais bem desenvolvidas (soft skills). Veja algumas características que fazem a diferença na profissão: 

Seja pontual: uma grande qualidade de um profissional, independente da área que ele atue, é a pontualidade. 

Seja eficiente: faça seu diagnóstico e tente resolver o problema o mais rápido possível. Uma cortesia, como realizar uma limpeza interna nos computadores, irá cativar a sua clientela.  

Detecte logo os problemas: um bom técnico em informática e experiente saberá dar logo o diagnóstico do problema. Mas, para começar, muna-se de boas ferramentas para que tudo seja feito de forma eficiente. 

Recicle-se sempre: estudar e se reciclar é sempre muito importante nessa área. As mudanças ocorrem muito rapidamente e os avanços tecnológicos não param. 

Faça com que seu cliente confie em você: só sugira a troca de algum componente do computador se realmente houver necessidade. Transmitir honestidade para seu cliente pode fidelizá-lo e, sempre que precisar, ele chamará você. 

Ser comunicativo: o técnico em informática é um profissional de TI que lida constantemente com pessoas que não entendem termos técnicos e não têm o mesmo conhecimento que ele. Por esse motivo é tão importante trabalhar aspectos comunicativos, pensando como usar uma linguagem acessível para os clientes. 

Saber resolver problemas com criatividade: ser dinâmico nesse ramo é essencial. Assim, uma boa dica é sempre buscar novas formas de resolver problemas e não ter medo de fugir do óbvio. 

Buscar aprender sempre: o aprendizado constante é obrigatório para quem trabalha com TI. O técnico em informática lida diretamente com as máquinas, que a cada dia evoluem mais. 

Marcial Siqueira 

Docente de Tecnologia Senac Ijuí

Brito lateral 2020