IJUI NEWS - Julho Verde: conscientização para o Câncer de Cabeça e Pescoço na Aapecan
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Julho Verde: conscientização para o Câncer de Cabeça e Pescoço na Aapecan

O dia 27 de julho é data mundial da temática que em 2022 está na 6ª edição no Brasil.

Matéria Publicada em: 18/07/2022
Imagem: Divulgação/Aapecan.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), se soma aos esforços internacionais da Campanha Julho Verde, para debater o mês de conscientização ao Câncer de Cabeça e Pescoço. O dia 27 de julho é data mundial da temática que em 2022 está na 6ª edição no Brasil. A mobilização foi lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), da União Internacional para o Controle do Câncer, do governo brasileiro, e demais entidades, entre elas, a Aapecan.

Na Associação, atualmente são 4.293 usuários com cadastros ativos em todo o Estado, desse número, 687 possuem o diagnóstico de Câncer na região da cabeça e pescoço. Ou seja, 16% dos acolhidos na Associação pertencem a esse grupo de acometidos pela doença, o principal motivo da instituição ampliar o debate para a temática no ano de 2022. Além disso, outros indícios reforçam a importância do assunto, como a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que alerta para 36.620 novos casos de Câncer de cabeça e pescoço em 2022, sendo 19.480 em homens e 17.140 em mulheres.

Ao longo do mês, a instituição abordará o assunto na imprensa, nas redes sociais e em ações temáticas de conscientização para se prevenir deste tipo de doença oncológica. A Aapecan, reforça as informações de prevenção indicadas pela Associação Médica Brasileira (AMB), como: manter uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente, manter a higiene bucal em dia, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, usar protetor solar e parar de fumar – sendo, este último, uma das principais maneiras de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe.

Entenda a data:

Em 2014, o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço que ocorreu na cidade de Nova Iorque (EUA), elegeu o dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o Câncer de cabeça e pescoço. O debate sobre o assunto ganha ainda mais força esse ano, uma vez que a Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022 institui julho como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

Sobre a Aapecan:

A instituição sem fins lucrativos é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que atua no amparo, orientação e auxílio gratuito às pessoas com Câncer. Inaugurada em 2005, na cidade de Caxias do Sul, a entidade possui 14 unidades (onze delas com Casas de Apoio), sendo uma delas localizada na cidade de Ijuí – a mais próxima também da cidade de Santa Rosa, onde é realizado um trabalho de extensão com cadastros e atendimentos. Atualmente a Aapecan conta com mais de 579 cadastros ativos e já foram mais de 3.301 cadastrados, destes, 58 são da região de Santa Rosa. Em 17 anos de atuação no estado, já foram mais de 23 mil pessoas atendidas. Para mais informações, acesse www.aapecan.com.br/ijui ou acompanhe as redes sociais no Instagram @aapecanijui ou no Facebook Aapecan Ijuí.

Fonte: Aapecan

Brito lateral 2020