IJUI NEWS - O atendimento psicopedagógico
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O atendimento psicopedagógico

Por, Liane Maria Fiorim Comerlato - Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica | Fone:(55) 9.9149-7180

Matéria Publicada em: 02/08/2022
O atendimento psicopedagógico pode ser preventivo e terapêutico. Ele acontece de forma preventiva, quando atua nos processos educativos com objetivo de prevenir os problemas escolares, e de forma terapêutica, quando atua junto à pessoa, procurando conhecer o que à impede de aprender, melhorando assim as relações com a aprendizagem e a apropriação do conhecimento.
 
O acompanhamento psicopedagógico, deve ser pensado quando surgem queixas na escola em relação à aprendizagem e ao desempenho escolar. Também deve ser procurado pelos pais quando estes percebem que os filhos, crianças ou adolescentes estão com dificuldades em realizarem as tarefas escolares, quando não conseguirem lembrar o que estudaram ou quando o desempenho nas avaliações estiverem abaixo do esperado.
 
Ao procurar um psicopedagogo os pais, ou responsáveis, são agendados para uma entrevista, na qual irão apresentar toda a vida do aprendente, desde a gestação, culminando na queixa sobre o não aprender.
O profissional ouve a queixa também da escola e realiza uma avaliação dos aspectos neurológicos, afetivos, cognitivos e sociais, através de provas operatórias e projetivas. Após a conclusão desta etapa, construída com auxílio da família, escola e de todo o meio social em que se encontra inserida, encaminha também, caso haja necessidade para a avaliação de outros profissionais como Psicólogo, Neurologista, e Fonoaudiólogo. Este encaminhamento vai depender das dificuldades apresentadas, podendo classificar-se dentro de transtornos ou distúrbios.
 
Após o diagnóstico vai ser trabalhada a intervenção, que é o atendimento psicopedagógico clínico, um atendimento individual e motivador, criando laços entre o aprendente e o profissional, para que a aprendizagem seja construída com atividades que favoreçam a aquisição do conhecimento e que promovam a recuperação da confiança interna e autoestima.
 
Durante a intervenção também serão programadas atividades lúdicas entre elas os jogos que permitem auxiliar na atenção, concentração e desenvolver o raciocínio lógico. Assim como serão orientados quanto a melhor forma de estudar e aprender, organização de sua rotina e valorização do saber.
Quando a família procura este apoio para seu filho ( a) está demonstrando toda sua vontade, apoio e interesse em contribuir para que a construção do processo de aprendizagem seja bem sucedido, dando oportunidade para que todas as suas potencialidades sejam exploradas e bem desenvolvidas, oferecendo a ele um futuro com possibilidades.
 
Liane Maria Fiorim Comerlato
Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica
Fone: 55 991497180

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