IJUI NEWS - Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa hoje (10)
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Seiko eee

Campanha de vacinação contra a gripe influenza começa hoje (10)

A 17ª Coordenadoria Regional de Sáude (CRS) Ijuí recebeu do Estado 18 mil doses da vacina para os municípios de abrangência. Há estimativa de imunização de 102 mil pessoas.

Matéria Publicada em: 10/04/2023
Imagem/Divulgação/SES-RS.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

Com um público-alvo de mais de cinco milhões de pessoas no Estado, inicia nesta segunda-feira (10/4) a campanha de vacinação contra gripe influenza.

Diferente das últimas edições, a estratégia este ano está recomendada como de etapa única, ou seja, sem o escalonamento dos grupos elegíveis. 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) já realizou a distribuição de 828 mil doses aos municípios. Novos repasses estão previstos ao longo das próximas semanas, conforme o Estado receba os lotes encaminhados pelo Ministério da Saúde.

A 17ª Coordenadoria Regional de Sáude (CRS) Ijuí recebeu do Estado 18 mil doses da vacina para os municípios de abrangência. Há estimativa de imunização de 102 mil pessoas. Em Ijuí, a injeção será aplicada nos ambulatórios que possuem salas de vacinas. 

A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários das crianças, gestantes, puérperas, pessoas com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Dia D em 6 de maio

Junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RS), a SES pactuou a realização no Estado do Dia D da campanha em 6 de maio. Na data, haverá postos extraordinariamente abertos para a vacinação. Nacionalmente, o Ministério da Saúde não estipulou essa data de mobilização, cabendo aos estados essa definição.

A influenza e a vacina

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19.

A vacina usada na campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, o esquema é de dose única anual. Crianças abaixo dos 9 anos de idade, se estiverem fazendo a imunização para a gripe pela primeira vez, fazem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas.

Ela pode ser aplicada na mesma ocasião de outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

rad d