IJUI NEWS - Vereadores criam CPI para investigar denúncias de negligência no atendimento da UPA de Ijuí
Min: 19º
Max: 27º
Chuva
logo ijui news
Paim Paim
rad E

Vereadores criam CPI para investigar denúncias de negligência no atendimento da UPA de Ijuí

Poderes da CPI são similares ao do Judiciário. Eventuais irregularidades apuradas podem resultar em denúncias pelo Ministério Público (MP), e responsabilização judicial.

Matéria Publicada em: 18/07/2023
Movimentação política iniciou a partir da morte da veterinária Taísa Cristini Protti. Arte/Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

Os vereadores de Ijuí criaram, na sessão plenária desta segunda-feira (17/7), uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito – para investigar denúncias de negligência no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – da cidade.

A movimentação política para as investigações ganhou força a partir de denúncia de ineficiência no atendimento à médica veterinária Taísa Cristini Protti, que morreu aos 40 anos, na data de 7 de julho de 2023, em casa, horas depois de liberada da UPA.

Médica veterinária morre depois de liberada da UPA de Ijuí; família pediu investigação policial

Segundo a família de Taísa, antes, no dia 6, a ela procurou atendimento no Centro Social Urbano (CSU) acusando falta de ar e dor no peito (saturação baixa).  Ela, então, foi encaminhada com urgência à UPA com pedido de exames, como eletro e raio X.

A família comunicou o caso à Polícia Civil (PC) alegando que na UPA não foram realizados os exames pedidos pelo postinho: “ficamos 4h esperando, a mãe reclamando, e quando a médica a atendeu não deu atenção aos pedidos dos exames... disse que era ansiedade e liberou a Taise mediante indicação de omeprazol”, explicou uma irmã.

No exame físico da UPA, de acordo com o protocolo das 13h27min, a paciente foi avaliada fisicamente:

A Comissão Parlamentar de Inquérito é um órgão próprio do Poder Legislativo, instituído especial ou permanentemente, com os poderes de investigação similares aos judiciários, a fim de apurar, por prazo certo; fato ou fatos determinados, ligados a irregularidades, ilegalidades ou má gestão da coisa pública por seus administradores; podendo encaminhar as suas apurações ao Ministério Público, para que se promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores.

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Seiko DDD