IJUI NEWS - Estado e município descumprem ordem judicial e removem bebê a Passo Fundo em ambulância terrestre
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
rad E

Estado e município descumprem ordem judicial e removem bebê a Passo Fundo em ambulância terrestre

Pai do recém-nascido Matteo somente soube que o transporte seria por terra já dentro da ambulância. Deveria ser aéreo, de acordo com a Justiça. O bebê deve passar por cirurgia para correção de gastrosquise.

Matéria Publicada em: 31/07/2023
Ordem judicial era para remoção aérea. Foto/Arte. Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

O juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ijuí concedeu liminar à mãe de Matteo - o recém-nascido em Ijuí, prematuro, diagnosticado com gastrosquise (defeito de fechamento da parede abdominal, com exteriorização dos órgãos abdominas) - para que o Estado e o Município providenciassem leito de UIT Neonatal Pediátrica adequada ao caso, em 72 horas. Na tutela de urgência, a Justiça determinou o transporte aéreo do paciente do HCI ao leito postulado.

Matteo nasceu no último dia 27 e permaneceu com a mãe no HCI. No início da noite deste domingo (30/7) ocorreu a remoção para hospital de Passo Fundo, mas não como determinado pela Justiça. O bebê viajou de ambulância, chegando no destino por volta das 22h. Ele passará por exames pré-operatórios nesta segunda-feira (31/7).

Antes, a mãe buscou ajuda nas redes sociais a partir da dificuldade de liberação de leito de UTI para o Matteo. Relatou que ele nasceu de 34 semanas. O parto deveria ser realizado em Porto Alegre, onde a gestação foi acompanhada para eventual cirurgia. No entanto, ela entrou em trabalho de parto em Ijuí, antes da data da nova consulta na Capital.

Em decorrência da cesariana, a mãe ficou em Ijuí, e o bebê viajou acompanhado do pai.

Fotos/vídeos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

rad d