IJUI NEWS - Outubro Rosa: ações informativas da Aapecan conscientizam a população
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Multas Multas
Britinho lateral esq

Outubro Rosa: ações informativas da Aapecan conscientizam a população

A Aapecan vai além de seu trabalho fundamental no acolhimento de usuários e familiares em tratamento oncológico. A instituição também se dedica a fornecer informações e conscientizar a comunidade sobre a prevenção da doença.

Matéria Publicada em: 02/10/2023
Usuárias da Aapecan Ijui, Rosângela e Terezinha: Foto: Simara e Simone/Aapecan.

No mês de outubro, as 15 unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) promovem a campanha Juntos pela Vida, alusiva ao movimento Outubro Rosa. A campanha chama atenção para a importância do autocuidado da mulher com ênfase na prevenção do câncer de mama, trazendo reflexões sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil.

Segundo dados do Instituto Nacional e Câncer (INCA), para 2023 a 2025 são estimados 73.610 novos casos em mulheres no país, sendo 3.720 no Rio Grande do Sul. Uma doença que pode ser prevenida na maioria dos casos, conforme adesão a hábitos mais saudáveis, mas principalmente, se descoberta em sua fase inicial.

Atualmente, são 729 mulheres atendidas na Aapecan com o tipo da doença nas 15 unidades. Desta forma, a Aapecan vai além de seu trabalho fundamental no acolhimento de usuários e familiares em tratamento oncológico. A instituição também se dedica a fornecer informações e conscientizar a comunidade sobre a prevenção da doença.

As atividades incluem palestras e rodas de conversa a fim de informar, educar, orientar e prevenir contra os riscos da doença, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade. As iniciativas abordam as ações de prevenção ao Câncer, que incluem a redução dos riscos da doença, a busca pelo diagnóstico precoce e as medidas de impacto da doença na qualidade de vida do paciente durante o tratamento oncológico.

Com o objetivo de incentivar a busca pela qualidade de vida, as ações orientam a redução dos riscos de desenvolver a doença, incluindo a adoção de um estilo de vida saudável, a prática de atividades físicas e a manutenção do peso corporal adequado. Além disso, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro são os passos iniciais para se evitar o desenvolvimento do Câncer, assim como o acompanhamento médico e a realização dos exames de rotina se tornam fundamentais para a prevenção da doença.

Mais informações sobre a campanha poder ser adquiridas pelo telefone: (55) 9.8153-0123, ou pelas redes sociais da Aapecan Ijuí, no Facebook e Instagram. As ações informativas também podem ser solicitadas pelo telefone citado acima.

Aapecan

rad d