IJUI NEWS - DENÚNCIA: Ijuí não recolhe lixo hospitalar contaminado há mais de 30 dias, diz fonte da Prefeitura
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
Seiko eee

DENÚNCIA: Ijuí não recolhe lixo hospitalar contaminado há mais de 30 dias, diz fonte da Prefeitura

"... Pode-se dar destaque a situação em que se encontra a UPA local, com maior volume de resíduos contaminados geridos pelo município, colocando em grave e iminente risco a saúde pública por contaminações".

Matéria Publicada em: 08/11/2023
Arte: Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

O Ijuí News recebeu denúncia de fonte da área da Saúde do município de Ijuí alertando para o perigo iminente, principlamente ao profissionais da Saúde, em decorrência do acúmulo de lixo hospitalar contaminado em UBS, UPA e no próprio prédio da SMS.

A Prefeitura admite que há problemas no recolhimento do material em virtude de desacerto contratual com a empresa responsável, o que deve ser solucionado em breve.
VEJA A DENÚNCIA

Na íntegra

"Quero trazer uma grave situação a ser averiguada na Secretaria de Saúde de Ijuí, e solicitar providências bem como a responsabilização dos responsáveis por tamanha irresponsabilidade e descaso com a saúde da população por parte do gestores da saúde do município e pelo poder público municipal.
Dos Fatos:
Praticamente 30 dias que os serviços de saúde mantidos pelo município de Ijuí não contam com coleta de lixo contaminado os quais vem se acumulando em unidades de saúde sem um acondicionamento correto tendo em vista que todos os locais estão com capacidade máxima de acondicionamento  esgotada, haja visto que o mesmo deve ser recolhido ao menos uma vez por semana o que há mais de trinta dias não acontece. 
Pode-se dar destaque a situação em que se encontra a UPA local com maior volume de resíduos contaminados geridos pelo município e neste local se acumula um volume exorbitante de lixo contaminado colocando em grave e iminente risco a saúde dos trabalhadores do local em especial aos trabalhadores que fazem manuseio direto deste lixo, bem como os que trabalham em seu entorno já que o mesmo se encontra acondicionado ( jogado melhor dizendo) de qualquer forma pois os recipientes específicos não comportam mais lixo pela superlotação.

Para melhor explanar a gravidade da situação e para melhor entendimento de todos o lixo contaminado representa materiais contendo sangue, secreções, fluidos corporais, dejetos fisiológicos com uma carga de micro-organismos nocivos a saúde muito expressiva, ressalva os  maior risco que são os contaminados por vírus  de fácil contaminação e grande virulência com risco sanitário aos trabalhadores locais bem como a toda a sociedade que a modo de exemplo podem ser citados material contaminado com vírus do COVID 19, do HIV, hepatite, além do bacilo da tuberculose, bactérias multirresistentes entre outras.

O grau de exposição e o risco iminente de uma contaminação generalizada é muito elevado tendo em vista que o município conta com inúmeras unidades de saúde ( postos de saúde) espalhados por todo o território do município além de UPA, Centro de triagem, SAMU, Vigilância Sanitária, SAE ( onde se coleta material de rastreio e acompanhamento de paciente com doenças infecto contagiosa) e todos os locais vivenciam a mesma realidade de acumulo de lixo contaminado e ausência de coleta por parte do município.

Outra situação que deve ser levada em conta é de que a Vigilância Sanitária do município tem conhecimento da situação por terem visitado alguns locais e constatado o acúmulo do lixo bem como vivenciam a situação em loco, pois,  o lixo contaminado da própria Vigilância Sanitária está sem ser recolhido pelo mesmo período. 

Solicita-se investigação minuciosa da situação bem como a determinação de resolução por parte do poder publico e também a responsabilização dos responsáveis pelo contrato, dos  gestores da saúde e da gestão municipal  que estão mantendo esta situação e colocando toda a população de Ijuí em risco sanitário.

Fotos/vídeos/textos: Cópias não autorizadas | Lei nº 9.610/98.


 

rad d