IJUI NEWS - Penitenciária de Ijuí é primeira unidade no RS com adequação para crianças em dias de visita
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Britinho lateral esq

Penitenciária de Ijuí é primeira unidade no RS com adequação para crianças em dias de visita

Iniciativa tem como foco a manutenção de vínculos entre filhos e detentos.

Matéria Publicada em: 08/03/2024
Penitenciária Modulada de Ijuí. Foto: Susepe/Divulgação.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

A partir de uma iniciativa do programa Primeira Infância RS, a Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI) é o primeiro estabelecimento prisional a ter calçada brincante para receber filhos de apenados durante as visitações. A ação, que visa adequar os espaços frequentados por crianças nos dias de visitas em unidades, é coordenada pelo Gabinete do Vice-Governador e ocorre em parceria com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS).

A criação dessas calçadas tem como objetivo proporcionar momentos de estímulo à criatividade, de forma lúdica e interativa, e de aproximação entre pais e filhos. A adequação dos estabelecimentos cria ambientes seguros de convivência familiar, para viabilizar a manutenção dos vínculos durante o cumprimento de pena. Os desenhos no chão possibilitam também que a criança possa desenvolver, através das pinturas, a motricidade ampla – movimentos como andar, mexer os braços, pernas e mãos, correr, sentar e se inclinar.

Além das calçadas brincantes, o programa prevê, com recursos do Estado, a instalação de fraldários, cadeiras de amamentação e armários, trazendo mais segurança e respeito às crianças que necessitam fazer a troca de fraldas antes do ingresso nas unidades prisionais para visitar seus familiares. A previsão é que, ao longo do ano, os estabelecimentos do Estado comecem a receber adequações voltadas ao bem-estar do público infantil.

Essas iniciativas estão sendo implementadas a partir do estudo “Primeira infância no contexto prisional: crianças de 0 a 6 anos em famílias do sistema penitenciário do RS”, apresentado pelo governo do Estado em outubro de 2023. O objetivo da pesquisa foi entender os dados referentes à proporção de crianças em famílias de pessoas que passaram pelo sistema penitenciário do Rio Grande do Sul desde 2018 e, a partir disso, planejar e implementar ações que promovam um cuidado especial para esse público.

Fonte: SUSEP

Cópias de textos, fotos e vídeos não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020