IJUI NEWS - Usuários formam nova renda por meio das oficinas da Aapecan Ijuí
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Britinho lateral esq

Usuários formam nova renda por meio das oficinas da Aapecan Ijuí

Um dos objetivos é propor novas formas de geração de renda, ensinando novas técnicas, principalmente para famílias em situação de vulnerabilidade social, que causa da doença, pararam de trabalhar.

Matéria Publicada em: 09/04/2024
Fotos: divulgação Aapecan.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

A Aapecan, por meio das 15 Unidades, realiza atividades junto aos usuários e acompanhantes com o objetivo de fortalecer os vínculos. Uma delas é a oficina de artesanato, que envolve também a equipe técnica e voluntários.

O principal objetivo da oficina é desenvolver com os usuários atividades manuais, fazendo com que haja interação e entretenimento. Mas além disso, propor novas formas de geração de renda, ensinando novas técnicas, principalmente para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e por decorrência da doença, tiveram que parar de trabalhar.

A Unidade de Ijuí possui usuários que gostam de participar das oficinas pelo prazer de trabalhar com artesanato, já outros levaram para fora da Aapecan os ensinamentos do trabalho manual.
Luiz Pereira, 64 anos, aprendeu em uma oficina a confeccionar cuias personalizadas. Ele relata que aproveitando os ensinamentos, viu uma oportunidade de uma renda extra. No mês das mães, produziu e vendou as cuias em sua comunidade. “Quando cheguei em casa mostrei para minhas vizinhas a cuia que tinha feito aqui na Aapecan e adoraram. Quando começaram a me pedir, eu resolvi fazer para vender. E já tenho mais encomendas”, destaca Luiz. “Eu nunca tinha me imaginado fazendo artesanato e tendo uma renda a partir disto. Guardei a primeira cuia que eu fiz, para ter de recordação”.
Já o Antônio da Silva, 68 anos, produz itens de artesanato pelo prazer. Assim como Luiz, ele teve o primeiro contato com trabalho manual na Aapecan Ijuí, tomando gosto e incentivando toda a família. Sempre que vem para as oficinas ou grupos de apoio, traz um novo item que confeccionou em sua casa. “Trabalhei minha vida inteira como caminhoneiro e nunca me imaginei gostando de artesanato. Hoje se tornou um prazer e uma forma de passar o tempo quando estou em casa”, destaca.
Os dois usuários são exemplos de como as oficinas da Aapecan podem render frutos além da instituição. De acordo com a assistente social Simone Thomé da Cruz: “o intuito das oficinas é além de ocupar as pessoas que estão em tratamento oncológico, e em alguns casos em situação de vulnerabilidade, oportunizar uma nova fonte de renda em um momento que é necessário se reinventar e enfrentar seu tratamento da melhor forma possível. Durante as oficinas ocorrem diálogos entre os usuários, onde percebemos que é muito positivo. Nesse momento há uma troca de experiências e um fortalecimento de vínculos”, destaca.
Na Unidade de Ijuí, as oficinas são realizadas semanalmente, com os usuários hospedados na Casa de Apoio e para os que vem passar o dia na instituição. Conta com voluntárias, Márcia Morais e Rita Zanfra, que atuam como artesãs e trazem seus ensinamentos para os usuários, com a supervisão das assistentes sociais – Carla Morais e Simone Thomé da Cruz. Além disso, é realizado também oficinas de culinária e grupos terapêuticos. 

Cópias de textos, fotos e vídeos não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020