IJUI NEWS - RS registra quatro mortes por leptospirose neste período de enchentes
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
CFC MasterCFC Master
Britinho lateral esq

RS registra quatro mortes por leptospirose neste período de enchentes

Óbitos recentes divulgados nesta quinta (23) são de 2 homens, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre.

Matéria Publicada em: 24/05/2024
Reprodução/Arte-Ijuí News.

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Postado por ABEL OLIVEIRA

Dois novos óbitos por leptospirose foram confirmados pela SES/RS, nesta quinta-feira (23/5), elevando a quatro o número total de mortes no Estado. As vítimas mais recentes são dois homens, de 56 e 50 anos, moradores de Cachoeirinha e Porto Alegre, respectivamente.

O óbito da vítima de Cachoeirinha ocorreu em 19 de maio, enquanto o do morador da Capital, um dia antes. Os outros dois óbitos registados no Estado relacionados a este período de enchentes aconteceram em residentes de Venâncio Aires e Travesseiro.

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados, que pode estar presente na água ou lama em locais com enchente. Mesmo que a leptospirose seja uma doença endêmica, com circulação sistemática, episódios como alagamentos aumentam a chance de infecção.

A SES alerta para que a população procure um serviço de saúde logo nos primeiros sintomas: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios.

O contágio pode ocorrer a partir do contato da pele com água contaminada, além de também por meio de mucosas. Os sintomas surgem normalmente de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.

Cópias de textos, fotos e vídeos não autorizadas | Lei nº 9.610/98.

Brito lateral 2020