IJUI NEWS - O abuso infantil e as dificuldades de aprendizagem
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Rad mais novoRad mais novo
rad E

O abuso infantil e as dificuldades de aprendizagem

Por Liane Maria Fiorim Comerlato | Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica e Institucional Neuroaprender Ijuí

Matéria Publicada em: 25/06/2024
Liane Maria Fiorim Comerlato.

O abuso infantil, seja ele físico, emocional ou sexual, acarreta em graves consequências para a vida das crianças, incluindo de forma muito grave as dificuldades de aprendizagem.

As crianças que são vítimas de abuso podem apresentar problemas de comportamento, dificuldades de concentração, baixa autoestima, ansiedade e depressão, o que pode afetar seu desempenho escolar. O estresse causado pelo abuso pode sobrecarregar o seu sistema nervoso, afetando sua capacidade de atenção e foco, a fim de poder processar as informações.

O trauma emocional vivido de forma silenciosa e solitária pode interferir no seu relacionamento com colegas, amigos e professores, tornando o ambiente escolar um local estressante, desafiador e de exclusão.

Torna-se extremamente importante que profissionais da educação estejam atentos aos sinais de abuso infantil, um assunto que geralmente permanece nos meios como um tabu, mas é muito necessário que ofereçam suporte e acompanhamento adequados às crianças que passaram, ou passam por esta experiência.

Existem várias formas de detectar e também de auxiliar emocionalmente a criança que passa por este trauma, como terapia, apoio psicológico, e juntamente receber apoio psicopedagógico para desenvolver suas habilidades e recuperar seu atraso de aprendizagem, consequentes do drama vivido.

Na realidade é essencial que toda a sociedade se engaje na prevenção e percepção do abuso infantil e na proteção de nossas crianças, a fim de que possamos garantir ambientes seguros e saudáveis para o seu desenvolvimento e bom aproveitamento da aprendizagem.

A educação e a conscientização sobre este tema são fundamentais para promover a segurança e bem-estar das nossas crianças e prevenir as graves consequências que qualquer tipo de abuso possa trazer para suas vidas. Desta forma, todos juntos poderemos auxiliar na construção de um futuro melhor para as próximas gerações.

Liane Maria Fiorim Comerlato

Neuropsicopedagoga/ Psicopedagoga Clínica e Institucional Neuroaprender Ijuí

Fone: (55) 9.9149-7180

rad d