IJUI NEWS - Julho Verde conscientiza população sobre câncer de cabeça e pescoço
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
rad E

Julho Verde conscientiza população sobre câncer de cabeça e pescoço

Para mais informações sobre as atividades e os contatos com a Aapecan mais próxima de você, acesse www.aapecan.com.br.

Matéria Publicada em: 29/06/2024
Divulgação | Aapecan

Acesse o site do Palmero Veículos AQUI
_____________________________________

Neste mês de julho, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) trabalha a campanha Julho Verde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Câncer de cabeça e pescoço. A campanha disponibiliza palestras informativas, visando reduzir situações de risco e fortalecer aqueles que já estão em tratamento.

A Associação busca, por meio das atividades, disseminar conhecimentos sobre os fatores de risco associados ao tipo de Câncer, que atualmente acomete 661 usuários ativos nas 15 Unidades da Aapecan. Entre os temas abordados, destacam-se os hábitos alimentares, o consumo de tabaco e álcool, e a importância de rotinas saudáveis. A Associação abre o diálogo sobre a prevenção e os cuidados necessários para a saúde integral.

A assistente social Carla Morais da Aapecan Ijuí é uma das profissionais envolvidas na campanha, e destaca a importância das palestras: "Na maioria das vezes, as pessoas recebem as informações com certo espanto, por não saberem que muitos hábitos existentes na sociedade, seja alimentar, vícios, rotinas, podem trazer tantos riscos. Já as informações de acesso aos seus direitos no que se refere à saúde, sendo encaminhamentos de exames, acompanhamento e tratamento gratuito para quem quer parar de fumar, acesso nutricional e outros, são recebidos como forma de incentivo ao autocuidado e à saúde integral".

Usuário relata sua história

"Se sentir qualquer incômodo, é importante buscar ajuda médica", aconselha o usuário da Aapecan de Bento Gonçalves, Luiz José Fabris, de 67 anos, que recebeu o diagnóstico de Câncer na cabeça e no pescoço há apenas três meses. Residente no município de Vista Alegre do Prata (RS), ele relata que procurou assistência médica assim que percebeu algo fora do comum em sua garganta. Desde o primeiro exame em março até o término do tratamento, foram três meses intensos. "Corremos na frente da máquina, não é mesmo?" alerta.

A iniciativa visa, ainda, fortalecer emocionalmente as pessoas em tratamento, proporcionando um espaço de acolhimento e troca de experiências. Dessa forma, a Aapecan reforça sua contribuição para a redução da incidência do Câncer de cabeça e pescoço e melhorar a qualidade de vida dos usuários e suas famílias.

Para mais informações sobre as atividades e os contatos com a Aapecan mais próxima de você, acesse www.aapecan.com.br.

FONTE: AAPECAN

Seiko DDD