IJUI NEWS - Como você aprende?
Min: 15º
Max: 26º
Predomínio de Sol
logo ijui news
Paim Paim
Seiko eee

Como você aprende?

Por, Liane Fiorim Comerlato

Matéria Publicada em: 09/05/2017

Para melhorar a capacidade de aprendizagem de nossos estudantes é importante descobrir qual a melhor maneira, ou a qual estilo de aprendizagem se enquadra  para  assimilação dos conteúdos a serem apreendidos. 

Os estilos de aprendizagem dividem-se em Visual, Auditivo e Sinestésico. Os que melhor aprendem com o estilo visual realizam a aprendizagem com leituras de textos, imagens, gráficos, diagramas e outros.

As instruções melhor compreendidas são as por escrito em lugar das orais. Tendem a recordar melhor as informações que eles próprios leem.

Os que têm o estilo auditivo se beneficiam com leituras em voz alta, histórias gravadas em áudio ou debates e discussões orais, estudam e aprendem melhor com som musical tocando de fundo.

Já os que se enquadram no estilo Sinestésico, aprendem tocando, pegando, movendo, fazendo. Precisam trabalhar em curtos períodos de tempo e fazer pausas frequentes enquanto estiverem estudando.

Eles tendem a precisar de espaço para ler ou escrever, como deitar no chão ou na cama, ao invés de se sentar em uma mesa. Alunos sinestésicos tendem a preferir livros que tragam orientações de ações e das tarefas.

Portanto a forma como cada pessoa aprende tem diferentes estratégias dependendo da predisposição de cada um. Conhecer o estilo de aprendizagem  faz com que o aprendente  aproveite melhor o conhecimento, diminuindo a suas  dificuldades e ampliando as possibilidades de chegar mais rapidamente aos seus objetivos.

Acontece que, de forma geral, a aprendizagem  oferecida aos alunos seguem o padrão da forma de aprender do ensinante,  sem que seja levada em consideração a forma peculiar de cada estilo.   

Quando forem trabalhados os conteúdos com esta visão de que a criança aprende a partir de seu estilo específico, haverá um aproveitamento mais eficaz, possibilitando uma melhor aprendizagem.

Por isso é relevante que os pais, professores ou profissionais da área ajudem as crianças a encontrar e reconhecer o seu estilo próprio de aprendizagem, pois irá facilitar na orientação para a melhor forma de adquirir o conhecimento nos seus estudos e isto irá ajudar a desenvolver a sua autoconfiança e acelerar o processo ensino-aprendizagem.

Liane Maria Fiorim Comerlato

Professora com formação em Letras/ Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia.

Psicopedagoga/Docente especialista - Psicoclínica

Brito lateral 2020