O advogado criminalista José Elias da Silva faz um alerta sobre os golpes virtuais mais comuns aplicados por criminosos nesta época de fim de ano. Para o criminalista, todo o cuidado é pouco para não ser lesado.
O criminalista elenca os golpes mais comuns:
Pelo Facebook, os golpistas agem principalmente na negociação fraudulenta de veículos; “você manda a entrada e nunca mais vê a cor do dinheiro”.
Outro parecido é o da negociação de veículos pela OLX; “esse é muito comum é fácil de cair”
Em terceiro aparece o pedido por escritórios de advocacia para que sejam repassados valores para a liberação de alvará judicial.
O quarto golpe vem por links no WhatsApp ou pelo e-mail em mensagens estranhas; “clicando, a vítima tem suas contas abertas pelos golpistas, que passam a contratar empréstimos.
Há também o golpe do falso leilão de veículos, casas e máquinas agrícolas.
O golpe do amor do Fatal Model; “o golpista se passa pela acompanhante a ser contratada e pede adiantamento como segurança para o encontro, que nunca acontece.
E o famoso golpe do bilhete premiado, muito usado nesta época, aplicado principalmente contra idosos geralmente no centro da cidade.
José Elias diz que é preciso todo o cuidado ao responder mensagens ou atender ligações telefônicas, nunca dando conversa ou acreditando em estranhos que, eventualmente, podem até comparecer com alguma desculpa em residências.
Em caso suspeito, Elias orienta a comunidade a relatar os fatos à Brigada Militar (BM) ou à Polícia Civil (P).
Cópias de textos, fotos e vídeos não autorizadas | Lei nº 9.610/98.